sábado, 3 de outubro de 2015

Velas - cores e significados


    Para usar as cores nas velas, precisamos entender o seu significado. Passamos pela vibração das cores a todo momento em nosso cotidiano. Quando precisamos do efeito de uma determinada cor em nossa vida, usamos as velas coloridas para obter este efeito através da nossa mente, obtendo a força exata para a realização dos nossos desejos. No mercado, encontramos velas das mais diversas cores (inclusive velas com mais de uma cor), formatos e aromas. Pode-se combinar essas características, como, por exemplo, utilizarmos uma vela quadrada, vermelha e com um determinado aroma, para atender a um objetivo específico, motivador da queima desta vela. Adianto que a vela cilíndrica pode ser usada para qualquer finalidade. Aqui, trataremos apenas das principais cores utilizadas nas velas e seus significados que, apesar de variar entre diferentes autores e/ou espiritualistas, costumam guardar alguns significados em comum. Qualquer dúvida, siga a sua intuição ou a orientação do dirigente de seu (sua) templo/casa, se você por acaso fizer parte de algum (a).
  • Vela BRANCA: O branco representa a paz, a pureza e a harmonia. Quando ocorre uma discórdia em um ambiente ou algo está tirando nossa paz, podemos firmar uma vela branca. A luz branca, quando passa por um prisma de cristal, se subdivide em várias cores. Sendo assim, a vela branca pode ser utilizada para qualquer objetivo, quando não se tem a vela na cor ideal para um determinado pedido. Para o anjo guardião, firmam-se velas brancas. Talvez seja a vela mais utilizada.
  • Vela VERMELHA: O vermelho representa vitalidade, força, energia, coragem, dinamismo e movimento. É a cor representativa da paixão e do vigor sexual. Estimula a alegria e a sexualidade. Mostra a realidade física e coloca os pés no chão. Podemos também firmar uma vela vermelha quando queremos mais rapidez em um pedido e para neutralizar e bloquear energias negativas. Alguns espiritualistas dizem que o excesso da cor vermelha em nossas vidas pode estimular a raiva e a agressividade. Acredito que tal afirmativa faça sentido ao pensarmos no aspecto negativo de cada cor, e, em se tratando de magia com velas, o ônus ou o bônus dependerá da moral e da intenção de quem esteja firmando a vela.
  • Vela AMARELA: O amarelo ajuda a afastar o sentimento de solidão, na concentração, traz flexibilidade, clareza de pensamentos e ideias. É a cor da alegria e da disposição, e alguns a associam também à prosperidade material. É muito útil em pedidos para ajudar a ter um bom desempenho em provas e para fixar o conteúdo de disciplinas acadêmicas/escolares.
  • Vela VERDE: O verde é a cor da cura, da natureza, da saúde e do equilíbrio. É também associado a crescimento, sucesso, sorte e prosperidade. Pode-se firmar uma vela verde para todo tipo de doença.
  • Vela ROSA: O rosa é a cor do amor universal. Traz simpatia, amabilidade, desapego e aceitação. Ajuda a eliminar mágoas e a desenvolver o amor ao próximo. É a cor ideal para auxílio em desilusões amorosas e para magias de amor. 
  • Vela AZUL-CLARA: O azul-claro traz o entendimento, para o espiritual e para o novo, une o corpo mental e o corpo astral. É calmante e relaxante, utilizada, por exemplo, para auxílio em casos de insônia. É uma cor de prosperidade, trazendo grandes desenvolvimentos financeiros e também muita criatividade. Cor muito utilizada para firmezas envolvendo as forças de Iemanjá. O azul-claro é a cor representativa do elemento água.
  • Vela ÍNDIGO ou AZUL-ESCURA: Transforma o negativo em positivo, traz prosperidade, um grande poder magnético com a consciência do que queremos e favorece a compreensão. Como é uma cor que transmite poder, podemos usá-la para a abertura de novos caminhos.
  • Vela LILÁS: O Lilás é associado ao espiritual, ao mistério, à humildade e à sabedoria. Seu uso ajuda no desapego material. Liberta o ego trazendo consciência cósmica. Facilita a captação de energias e mensagens espirituais. É a cor da transmutação, sendo muito útil para as pessoas resistentes às mudanças do cotidiano. Além disso, transforma as vibrações negativas em positivas, sendo muito usada para proteção e transmutação de energias, quando em ambientes carregados.
  • Vela VIOLETA: O Violeta ajuda a diminuir a irritabilidade, traz paz interior, aumenta o autocontrole e a autoestima. No aspecto físico controla a fome excessiva, diminui os batimentos cardíacos, purifica o organismo, estimula a parte superior do cérebro, alivia a enxaqueca e tem efeito cauterizador. É muito indicada em casos de ciúmes excessivos, insônia, estresse, angústia e medo.
  • Vela LARANJA: O Laranja é a união do amarelo com o vermelho e por suas características pode substituir a cor vermelha, sem as suas contra indicações. É a cor da criatividade, trazendo concentração e iniciativa. Afasta o medo, traz alegria e entusiasmo, liberando inibições e limitações. É um ótimo antídoto contra a depressão e a solidão. Restabelece o amor pela vida e os ideais elevados. Ajuda no amadurecimento interior. É de grande ajuda para uma nova consciência, pois precisamos acompanhar os novos ensinamentos, precisamos evoluir mentalmente e espiritualmente. Use sempre que tiver alguma dificuldade em aprender alguma coisa nova, e sempre que tiver dificuldades em aprender a como viver neste mundo. O Laranja traz a coragem para enfrentar os obstáculos. 
  • Vela PRETA: O preto é uma cor absorvedora. A vela preta é utilizada para neutralizar a negatividade, sendo que alguns espiritualistas dizem que ela "suga" as energias negativas, anulando-as. Muitas pessoas associam a cor preta com coisas negativas, o que constitui um equívoco. Alguns magos utilizam vestes pretas para proteção, bem como a turmalina negra (uma pedra). As bruxas costumam utilizar velas pretas em seus rituais de banimento. Assim como a vermelha, a vela preta é muito utilizada pelas entidades de esquerda na Umbanda.  
    No vídeo a seguir, uma sacerdotisa wiccana fala sobre o uso das velas e suas cores, inclusive sobre a unção, prática que algumas pessoas adotam na magia das velas. Como se trata de uma sacerdotisa da Wicca, algumas instruções são inerentes a este segmento espiritual, obviamente.



Nenhum comentário: